19Mar, 2016
Antes de anunciar, é melhor sua empresa ter um plano de comunicação.

Antes de anunciar, é melhor sua empresa ter um plano de comunicação.

Por Dimas Soares
Diretor de Planejamento e Criação da agência Ok Ideia

Anunciar sem planejar é a coisa mais fácil do mundo. Basta você assinar uma autorização de veiculação que a propaganda acontece. Daí vem a conta, você paga. Mas e daí?

É assim que as coisas acontecem na sua empresa?

Claro que ter ousadia e dinheiro para investir são qualidades importantes. Mas sem um plano de comunicação você não tem como avaliar corretamente as alternativas, não pode comparar o valor investido com a quantidade e o perfil do público atingido. Não tem como prever nem medir os resultados. Resumindo: os valiosos recursos do seu negócio estão servindo para pagar apostas. E apostar na sorte é contar com o azar. Melhor planejar.

Os obstáculos mais comuns que impedem muitas empresas de ter um planejamento de comunicação são:

  1. falta de conhecimento empresarial,
  2. pressa,
  3. falta de dinheiro.

É sempre recomendável contar com uma consultoria especializada. Mas muitas vezes o dinheiro é curto, ou a empresa não tem a cultura de planejar (o que é muito ruim e muito frequente), ou o prazo para planejar já se foi, justamente por falta de planejamento.

Se você se encaixa no grupo daqueles que gostam de planejar antes de gastar seu rico dinheirinho, as dicas a seguir vão reforçar pontos importantes do planejamento de comunicação. Se você não costuma planejar, as dicas a seguir serão vitais para você entender algumas coisas e passar a dar mais atenção a um assunto tão estratégico nas empresas de sucesso.

8 passos para elaborar um plano de comunicação empresarial

Partimos da premissa de que você já definiu seu produto ou serviço.

1- Defina posição da empresa no mercado e suas diferenças com a concorrência.

  1. Comece sendo realista pra não cair na tentação do plano cor de rosa, aquele em que tudo é lindo e tudo vai dar certo. Excesso de otimismo mata.
  2. Quais são as marcas líderes e os concorrentes diretos?
  3. Quanto estima-se que vendem?
  4. Qual é o tamanho do mercado em população total?
  5. Quantas pessoas com o seu perfil de público alvo estima-se que existem neste mercado?

2- Defina objetivos, metas e prazos.

  1. Defina claramente quais são seus objetivos e suas metas. Isto é fundamental para a elaboração do seu plano, para sua execução e para medir os resultados.
  2. Defina quantos clientes novos, quantos produtos ou quanto de faturamento pretende atingir com seu plano.
  3. Estabeleça prazos para atingir esses resultados.

3- Defina perfil e o tamanho do seu público alvo.

Conheça seu cliente? Sua renda média mensal, onde mora, sua idade, gênero, o que gosta de comprar, onde compra etc?

Procure saber. Converse com quantos puder, se não pode fazer uma pesquisa. Não suponha. Seja realista e saiba o mais que puder sobre as características comuns que formam o seu público-alvo.
Procure saber qual é a população total do mercado em que você vai atuar com seu plano e defina quantas pessoas existem com o perfil social, econômico e comportamental do seu cliente.

4- Defina as estratégias e linguagem que serão utilizadas.

Ter uma agência de comunicação, com uma equipe criativa, vai ajudar muito. Se você não pode pagar, pesquise a concorrência, sobretudo os líderes de mercado e aprenda com o modelo de comunicação deles. Com um pouco de criatividade e racionalidade você vai definir como será a sua comunicação.

5- Defina as melhores alternativas de mídia que você tem.

Saiba quanto de verba você pode dispor para custear sua comunicação. Propaganda custa dinheiro. Quanto mais dinheiro você põe mais gente você atinge com a sua mensagem. Desde que o seu plano tenha definido com precisão quem é o seu público-alvo. Pesquise os veículos de comunicação que estão ao seu alcance.

6- Analise custos x benefícios.

Compare os preços para anunciar na internet, Google, Facebook, rádio jornal, TV, folhetos, etc. Para fazer isso, você precisa que cada um desses veículos de comunicação informe seus preços e a quantidade de pessoas que você irá atingir. Faça um cálculo de custo por mil. Exemplo: você vai gastar R$ 1.000 para atingir 100.000 pessoas. Logo o seu custo por mil é de R$ 100,00. Faça o mesmo c'

7- Propaganda exige conhecimento e criatividade.

Escolher o que dizer e como dizer é especialidade de uma agência de propaganda. Se puder contratar uma para ajudá-lo, isso fará muita diferença. Se você não pode, lembre-se da etapa em que você estudou a comunicação da concorrência, especialmente as marcas líderes de mercado. Adapte o que precisar, crie o que puder, mas preste atenção nas características mais importantes presentes na propaganda deles.

8- Monitore, acompanhe de perto e corrija.

Desde o primeiro dia, monitore os resultados da sua propaganda.

Se você estabelecer metas, como número de telefonemas que precisa receber por dia, para compensar o investimento feito, ou quantidade de e-mails, ou número de encomendas, reservas, vendas isso tornará mais fácil, porque você estará empregando uma métrica específica para avaliar os resultados.

9- Não desista do sucesso.

Toda empresa que almeja sucesso investe em comunicação. Se a sua experiência não foi boa, corrija, repense e volte à luta.

10- Contrate reforços.

Se você tiver recursos ou quiser fazer isso profissionalmente, contrate uma agencia competente.
Se precisar da gente, disponha

Conheça a agência Ok Ideia.

Ok ideia 25 anos

(12) 3923-2866

atendimento@okideia.com