19Mar, 2016

Sem um plano marketing sua empresa não vai a lugar nenhum

Por Dimas Soares
Diretor de Planejamento e Criação da agência Ok Ideia

Todo negócio que pretende ter sucesso faz um bom planejamento de marketing. E o planejamento de marketing bem feito, como deve ser, profissional, leva tempo e custa dinheiro. Mas se o seu negócio não dispõe de recursos para isso, vamos dar uma receita para você fazer o seu Plano de Marketing em passos. Não é complexo, nem exige a participação de uma consultoria especializada. Mas, pra quem não tem nada, pode ser um bom começo.

FASE A

1) Ideias
Coloque no papel todas as suas ideias, compare, pesquise e aperfeiçoe sua lista.

2) Objetivos
Defina o que você quer atingir, quantifique, determine prazos.

3) Estratégias
Se você não pode contar com uma consultoria especializada, converse com outras pessoas que tenham alguma experiência, pesquise casos específicos na internet, leia e ouça quem já acumulou alguma experiência. Aprenda com eles.

4) Ações
Todos os seus objetivos e estratégias vão exigir ações específicas. Trace o seu plano, defina como pretende conseguir chegar lá.

FASE B

5) Configuração
Hora das planilhas. Hora de definir características do produto, preço, público-alvo, modo de distribuição, posição da concorrência, estrutura do negócio, pessoal e investimentos necessários.

6) Lançamento
Chegou a hora de colocar tudo em prática. Cheque seu plano antes, ponto por ponto. Coloque toda a energia que você empregou na fase de planejamento e dobre por dois, porque este é o momento mais importante. Planejamento bem feito e uma boa dose de coragem vão ser suas armas mais valiosas.

7) Monitoramento
Nada anda sozinho. É preciso acompanhamento e correção de rumos a cada hora, se for o caso. Não tire o olho da boiada porque um boi perdido aqui, outro ali e lá se foi seu rebanho.

FASE C

8) Resultados
Conte, apure, planilhe custos e despesas realizadas. Compare com as receitas, seja criterioso, realista.

9) Análise de resultados
Planilhas e números por si só não significam nada. Fazer bons levantamentos e planilhas claras, realistas e objetivas é fundamental. Mas, sem saber avaliar, não ajudam a tomar decisões. Compare tudo, veja se não deixou escapar nada. Só assim você vai saber realmente como está indo o seu negócio.

10) Correções
Não vacile se precisar alterar o seu plano original. Isso não diminui o valor do seu plano, nem compromete seu sucesso. Pelo contrário. A realidade vai mudar o seu plano de qualquer jeito, assim como fez com os melhores e mais importantes planejamentos feitos na história das corporações. Se algo não está saindo como você previu, pode ser que a realidade esteja ensinando a você uma maravilhosa lição. Aprenda logo e corrija.

Pra finalizar, eu lhe desejaria boa sorte. Mas isso não tem nada a ver com sorte. Trata-se de planejar direito e fazer bem feito. Aí a sorte vai ser um bônus.

Conheça a agência Ok Ideia.

Ok ideia 25 anos

(12) 3923-2866

atendimento@okideia.com